sábado, 20 de abril de 2013

A tão sonhada qualidade de vida.



Nunca se falou tanto sobre qualidade de vida, no entanto não existe  um consenso geral sobre sua definição. Nessa texto vamos abordar algumas questões sobre este tema, embora seja sempre importante lembrar que a qualidade de vida é algo muito subjetivo, varia de pessoa para pessoa. Qualidade de vida é quase um chavão hoje. Nas conversas, ela aparece como afirmação que dispensa explicações:

No geral quem fala sobre o tema pensa que está sendo compreendido. Acontece, porém, que quem lê sobre o assunto pode pensar em coisas totalmente diferentes. Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida e os mais importantes dependem de cada um de nós, da nossa visão do ideal, da nossa herança familiar e cultural, da fase da vida em que estamos, da nossa expectativa em relação ao futuro, das nossas possibilidades, do ambiente, da visão que temos do mundo e da vida, dos nossos relacionamentos, dentre outros.

Não podemos deixar de considerar algumas condições básicas para se obter a tão sonhada qualidade de vida. Fatores como alimentação, moradia, saúde, e principalmente liberdade de escolha, quando esses e outros itens essências a vida do ser humano não existem a qualidade de fica mais distante  a ser alcançada.

No século XXI, o ser humano não vive bem. Em resumo afirmar - se que ele não tem, ou tem poucos momentos de felicidade e prazer. Isso faz com que se tenha também maior suscetibilidade às doenças sejam elas de ordem fisiológica ou pssíquica.

A qualidade de vida do ser humano, no sentido amplo da expressão, acontece quando é compreendida e captada nas suas múltiplas dimensões, como a vida no trabalho, familiar, na sociedade, espiritualidade, enfim, em toda a vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário